Características da Filosofia.

Busca do essencial ->  O homem, em sua busca frenética pelo supérfluo, perde o essencial. Em sua corrida por bens que apenas lhe pertencerão no curto espaço de sua vida terrena, deixa de cultivar sua alma imortal. Age demais, de forma caótica e desordenada, e pensa de menos, sem método, sem ritmo, sem disciplina. Consegue, no final das contas, apenas infelicidade, causada pela frustração dos desejos.
A natureza existe para ser contemplada em sua perfeição e não para que se tente interferir em suas leis inflexíveis, no sentido de melhorar o que já é perfeito. As necessidades reais do homem são muito pequenas e podem ser satisfeitas sem muito esforço, desde que ele seja atento, disciplinado e diligente.


Perguntas fundamentais -> Existe algo que todas as vezes me surpreende… por mais vezes que seja!!!
Tudo começa na hora de fazer o “check-in” no aeroporto… primeiro aquela fila, esperar atrás da linha pela nossa vez até que chega o momento!!!
Ao aproximar do guichet onde se encontra o funcionário vai lendo os sinais e avisos pendurados:
- Não embalar nem transportar consigo objectos como armas de fogo, explosivos, drogas, facas e outro qualquer material perigoso. Ainda bem que avisam… é que se não sabia ainda vou a tempo de refazer a mala e tirar de lá algum desses objectos que acidentalmente podia ter embalado!
Mas a coisa não fica por aqui… ainda se segue um momento mais especial:
- O senhor por acaso têm consigo alguma arma de fogo, explosivo ou material ilícito?!
- O senhor embalou a sua mala e colocou algum desses objectos lá dentro?!
É com estas duas perguntas que se evitam todos os atentados… chega lá o tipo armado e com uma bomba no saco e alguém lhe faz estas perguntas!!! O tipo pensa… pensa e com um ar infeliz diz:
- Porra! Como é que sabe... é verdade, eu venho com uma granada e uma pistola mas já que descobriu eu deixo aqui no balcão e tento só embarcar a bomba - relógio que levo na mala!
É estritamente confidencial mas o 11 de Setembro só se deu porque alguém não fez a pergunta certa!!


Reflexão crítica -> Reflexão critica, é uma reflexão critica de consciência.Um exame, análise dos fundamentos.Refletindo criticamente. Uma investigação crítica da própria consciência, sendo necessário ter conhecimento do que é investigado, com olhar de preconceito de critica.
É um refletir critico sobre você mesmo!



Senso comum -> Senso comum  é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências actuais que continuam sendo efetuadas. O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas.